O Que é Zaru

“se os homens não olhassem, não ouvissem e não falassem o mal alheio, teríamos comunidades pacíficas com paz e harmonia ”

ZARU_Macacos

O nome ZARU é uma homenagem às pessoas com grande capacidade de realização, por conta do perfil de liderança e da atitude empreendedora.

São pessoas dotadas de muita humildade e simplicidade.

Estas são importantes características dos líderes, e somente eles, com comprometimento, garra, capacidade de formar equipes, visão empresarial, disciplina, respeito e muito trabalho, constroem cultura organizacional e geram resultados.

Ele foi inspirado inicialmente na história de Alziro Zarur, cujo sobrenome, associado à alta capacidade de realização, se tornou apelido de uma pessoa que teve forte influência na formação da fundadora da ZARU.

Mais adiante, a história de três macacos da lenda japonesa convergia com os valores da empresa, que acredita nas pessoas focadas em doar o que têm de melhor, promovendo tranquilidade, paz e harmonia para construir empresas lucrativas e centenárias (leia no BlogZARU: Empresas Centenárias).

Curiosidade:

Conta a lenda  japonesa que existiam três macacos…Os macaquinhos, conhecidos como ‘Três Macacos Sábios’, ilustram a porta do Estábulo Sagrado, um templo do século 17 localizado na cidade de Nikko, no Japão. Sua origem é baseada em um trocadilho japonês. Seus nomes são ‘Mizaru’ (o que cobre os olhos), ‘Kikazaru’ (o que tapa os ouvidos) e ‘Iwazaru’ (o que tampa a boca), que na língua é traduzido como ‘não ouça o mal’, ‘não fale o mal’ e ‘não veja o mal’. A palavra ‘saru’, em japonês, significa ‘macaco’ e tem o mesmo som da terminação verbal ‘zaru’. 

Fonte: Ricardo Mário Gonçalves, professor de História Oriental da USP

ZARU – Gestão Empresarial e Desenvolvimento Humano | 55 71 9708.2305 | Salvador/BA